quarta-feira, 10 de abril de 2013

Resenha: Quando Nietzsche Chorou

Filme extremamente instigante do psicoterapeuta e professor Irvin D.Yalon, que  que conta do encontro ficcional do Filoso Friedrich Nietzsche, uma das figuras mais polêmicas da historia da filosofia, que dentre outras teorias que choracaram a sociedade na época, decretou a morte de Deus; e um dos pais da psicanálise Josef Breuer, um dos mentores de Freud.
Uma amiga de Nietzsche, Clo Salomé, procura a ajuda de Breuer, para que use seu revolucionário método de tratamento “a cura pela fala” (como chamavam a psicologia na época), para ajudar Nietzsche que esta profundamente deprimido. Nesta intenção Breuer tenta tratar o gênio Nietzsche, onde os dois passam a travar verdadeiras batalhas mentais. Aí esta toda a graça do filme, duas mentes brilhantes disputando para ver quem esta certo. Breuer tentando tratar Nietsche e fazê-lo ser menos cético, e confessar suas fraquezas e Nietzsche tentando desmoronar o mundo de Breuer, fazendo-o questionar toda sua vida, suas convicções e até mesmo seu casamento. Óbvio que todo o drama e infortúnio na vidas dos dois gênios, são causados por mulheres, e isto torna o filme mais interessante ainda, mostrando que mesmo os homens mais sábios, e geniais, se tornam um bobos nas mãos das mulheres.
É um filme simples, sem jargões, que serve muito bem para nos introduzir no mundos destas duas ciências tão maravilhosas.

autor: FSantanna. 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário