sexta-feira, 26 de abril de 2013

Bem vindos a era da Exclusão Digital


Onde esta a tão propagada as quatro cantos inclusão digital?
É de conhecimento geral da nação, que sem acesso a internet é dificílimo  para qualquer pessoa em nossos tempos realizar tarefas acadêmicas,  escolares ou de faculdade.
Até ai “morreu neves”.
Tudo muito simples, tudo muto belo. Pra que é filho da era digital, possui notebook, internet banda larga, smart phone, tablet e diabo a quatro.
Mas o brasileiro médio, aquele que um salário minimo, sustenta toda família. O que nossas bondosas instituições de ensinos, com seus doutores pós-phd, tem feito por eles.
Em toda faculdade que se preze, nossos sábios mestres formadores das mentes jovens, militam o discurso da era da informação, da necessidade de da pesquisa, pois, o mercado é competitivo e o mundo globalizou.
Mas e aí?
E o estudante aquele, que a duras penas completou o ensino médio em escola pública, e por um milagre de deus, passou em um vestibular, e hoje em dia vai e volta de ônibus da faculdade, pois não tem pai rico pra lhe carregar, será que pode se dar ao luxo de ter um computador em casa. Um notebook, então? Nem imaginar
Que será que ele escolhe, botar comida na mesa de sua mãe e irmãos, ou badalar na “facu” com “note” a tira colo.
Será relegado a salas de informática da universidade é claro. ok. Oferecer uma sala de informática é o minimo imaginável.
Mas se o pobre trabalha 8 horas por dia e estuda a noite, o que será do infeliz.  Será que o mestre doutor pós-phd, vai deixar que ele entregue um trabalho escrito a mão?
Não estou defendendo a queda do academicismo, das normas e praxes, mas sim, racionalizar os métodos. É inadmissível tratar igual desiguais, já que o acesso ao ensino, foi cotizado, e aí depois de entrar, esse aluno minoria, vira maioria?
Será que em algum momento “nossos deuses da sapiência” descerão de seu pedestal, para pensar que aquele aluno que mora em morro, que pega dois ônibus para ir pra faculdade, tem outras dificuldades mais urgentes que comprar um “note”, para fazer trabalhinhos, somente para exaltar o requintado conhecimento do mestre sobre as normas da ABNT, sobre qual o espaçamento correto entre linhas; se a citação, é apud, deve ser recuada, em fonte 10, ou sabe-se lá mais o que.
Pouquíssimo ou quase nada se tem feito, por esse aluno. Aquele para quem infelizmente a era virtual ainda não chegou, pois, em muitos casos nem cano de esgoto tem em sua rua, inimaginável pensar em cabo banda larga.
Larga é a vala que corre em frente as casas nos morros, vilas e barracos.
É nosso douto mestre! Lindo falar em era virtual, inclusão, mas infelizmente este afã de modernidade, mais uma vez, desequilibra a balança. Para o filho de papai, que chega de carro na “facu”, aplausos para seu apple novo.
Dormiu legal, esta bem alimentado, e para o pobre que trabalhou 40 horas na semana, chegou atrasado todos os dias na aula, e entregou o trabalho suado, que teve que fazer na casa do vizinho, bem vindo a era da exclusão digital.
Infelizmente no Brasil, canudo tem servido em muito para encher prateleira, criar projetinhos “caça-niquel”, mas pensar no social, ver o povo, usar o estudo para dar sua parcela de contribuição, ainda esta longe de acontecer.
Fácil dar de ombros e botar toda  a culpa no governo, mas e aí doutor, em grande parte dos casos, foi o governo que te proporcionou faculdade, mestrado e doutorado de graça, e “tu” que tá fazendo pelo povo pagador de impostos que pagou teus títulos?
E é assim que a inclusão digital acontece, com a exclusão real, e é o Zé Povinho, que apesar de todo esforço, continua padecendo.

autor: FSantanna.2013

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Teu Nome é Denise

Minha morena
Força serena
Teu olhar cintila
A pureza de amar

Minha pequena
Luz de minha alma
Teu sorriso incandesce todo meu ser
Para mim você é mais importante que o ar

Meu bem querer
Nervos e fúria em mar de tormenta
Companheira amorosa num calmo viver
Chamego e carinho no regaço do lar

Minha menina
Delicada e graciosa
Flor em botão
Que desabrocha ao luar

Meu amor
Teu nome é Denise
Paixão da minha vida
Amor verdadeiro doce sonhar


De: Fernando para Denise.2013 







quinta-feira, 11 de abril de 2013

O berro do coração

Ali esta  o guardião das vozes malditas
Porta voz das bocas famintas
Sem viver de amor
Sem viver de dor
Dentro do barril das almas perdidas

Ele vê a luz se consumindo e o dia indo e indo
Suplicando seu amor
E agora é a boca fria antes quente, que suplica por calor

O tempo só aguça a tristeza que o rasga
E na hora da verdade
A razão da defeito
Seu destino vira defunto
E a saudade arde no peito

Então digo-te caso queira falar de mim
Poderia dizer-lhe flores com a boca cheia de cacos
Se assim pedido fosse

Aceitar o fim é fácil
Difícil é encara a vida diante de uma cova rasa
Feita a tua medida

Tanto eu como tu sabemos
Que a humanidade é uma mentira que o tempo complementa

Aí... Diz ele vendo o frio lhe tomar
Pensa então em sua antiga amada
Pois ela se morreu

Maldando fala de complementaridade
Não aquela normal,a que todos almejam
Fala sim do ouro de tolo da falsa emoção
Da sobreposição do eu presente sobre o eu futuro

E já tremulo e cálido de febre
Declara seus últimos desejos
E com a voz fraca delira mandando beijos


autor:FSantanna. 1999

Mais uma vez adeus


Adeus ao tempo sem pena
Adeus a vida pequena, que fez de meu futuro passado
Adeus a esse eu singular
Feito para não ter par
Adeus ao néscio que fui
Adeus a cachaça da vida
Adeus a furtiva alegria, e dor q me esgarça
Digo adeus a lívida emoção, a família
Adeus ao sol q me esquenta na tarde da praça

autor: FSantanna. 2000

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Talento Sujo


Já fui taxado como um talento bruto, um talento sujo, um talento burro.
Para o primeiro busquei a razão, “A Critica da Razão Pura”, a filosofia e todos os seus Kants, Platões, Socrates, Tales, Senecas e me tornei critico. “Humano Demasiado Humano”, descobrindo que toda critica até mesmo a pura, nada mais é que Dura.
Para o segundo busquei a salvação. Ser casto. Os santos, as crenças; ser de fé. Purguei, confessei, dancei Candomblé, quis ser Católico. Deixei de ser laico, virei arcaico e descobri ser Caótico.
Para o terceiro li e reli, fadiguei a vista, gastei a vida. Rondéis, acrósticos, artigos, cartas e carretéis; cirandas e contos; vinho tinto, livros e cronicas. Casimiros de Abreu, Machados de Assis, em minha cabeça uma bomba atômica.
Por fim já não era bruto, sujo e burro, já não era um talento.

autor:FSantanna.2013

Hipermetropia


To fraco do olho
Cambaleando pelo asfalto
A vontade que vacila
Degrau e tropicão


To fraco do olho
Esgueirando pela rua
Cada susto e sobre salto
Da imagem o borrão

To fraco do olho
Clamando por ajuda
Perdido no tumulto
Cegueira e solidão

autor:FSantanna.2013

Jorro de Bobagens


Escrevo sem lógica
Escrevo sem pátria
Escrevo sem métrica
Escrevo sem prática
Escrevo num jorro de bobagens que me acometem, atropelando a mão e assim sigo
Não escrevo para ninguém, nem tão pouco para mim
Escrevo porque talvez serei, lembrando quem eu era numa folha de papel
Falo da humanidade e de sentimentos não meus, para achar nisso tudo um pouco de mim, achar minhas cordenadas nesse mapa de infinito
Ou quem sabe falo de mim, tentando achar algo neles, que nos aproxime
Nada disso pensarei
Falo de mim para eu mesmo
Do eu pensante, para o eu vivente
Estes, dois estranhos em uma só morada
Pois o de dentro é rei, sabedor disso sente-se lixo horas, horas outras ouro puro
O de fora é humano e não dos melhores
O de fora é farda, é rótulo e esse não muda, e esse não Interessa, apesar de ser esse a quem todos vêem


autor:FSantana.1999

Resenha do Filme:Anjos do Sol.

Um ótimo filme que conta a história de Maria, menina de 12 anos, que é tirada de casa ao ser vendida pelo pai, e acaba caindo em um prostibulo, servindo de escreva sexual em um garimpo. O filme explora o trafico de crianças e adolescentes, exploração sexual, leilão de virgens e prostituição infantil; além dos aspectos que normalmente vem agregados a estes fatos como miséria, analfabetismo e o fator cultural. È um excelente filme para abrir nossos olhos sobre as atrocidades que ainda acontecem em nosso país, quanto ao desrespeito aos direitos dos menores. Crianças tratadas como objeto, vendidas pelos próprios pais, acabando em prostibulos, onde são submetidas a todo tipo de abuso, tendo sua inocência arrancada por abusadores e exploradores. É importante a sociedade saber destas praticas, pois, ainda hoje milhares de crianças passam por esta realidade, caindo nesta rede, transformadas em prostitutas sem terem escolhido esta vida. Neste sentido acredito que a união de todo tipo de esforços, das entidades governamentais e da sociedade brasileira, para a quebra deste circulo - vicioso, pois freqüentemente as filhas de mulheres abusadas na infância, também são abusadas; perpetuando esta cultura de abuso, onde o homem é do dono da mulher e dos filhos, podendo bater, vender e até matar se assim quiser. Além do fato de que freqüentemente os meninos que são abusados quando crianças também tornam-se abusadores mais tarde.

autor: FSantanna. 2012

Resenha do Filme: O Leitor: ": The Reader"


O filme “O Leitor”, é uma ótima opção, com toques de romance, suspense e drama, com uma trama envolvente, que instiga quem assiste a acompanhar a trama até o final. O filme conta a história de um rapaz de 15 anos, que se apaixona por uma mulher cerca de 20 anos mais velha, e vivem uma tórrida paixão, o que proporciona diversas cenas bastante sensuais até a metade do filme. Depois pelos infortúnios da vida o insólito casal se separa, e quando o rapaz esta cursando Direito na faculdade, em uma aula de júri, se depara com seu primeiro amor, como ré, acusada por crimes nazistas, quando era guarda em um campo de concentração. O rapaz assiste o julgamento e se depara com uma prova importante que pode livrar seu amor de adolescência da prisão perpétua, mas se acovarda e ela é condenada. Para mim o filme trata basicamente de coisas não resolvidas, não vividas, e não ditas, e as terríveis conseqüências que isto traz aos personagens. Em síntese Michel é um covarde que não toma uma posição na vida e sofre as duras conseqüências disso.
O Leitor (no original em inglês: The Reader) é um filme teuto-americano de 2008, do gênero drama, dirigido por Stephen Daldry e baseado no romance Der Vorleser, de 1995, do escritor alemão Bernhard Schlink.
O elenco une desde atores experientes, como Kate Winslet e Ralph Fiennes, a jovens como David Kross.

Resenha: Documentário “ A Marcha dos Pingüins”

Excelente documentário, que mostra a luta pela sobrevivência de milhares de pingüins Imperadores no pólo sul, todo o esforço dos animais ao enfrentarem uma duríssima jornada para reproduzir e criar seus filhotes, atormentados por todo tipo de intempérie que o clima gélido os impõem. Realmente um filme lindo, sensível e comovente.

autor: FSantanna. 2012

Resenha: Quando Nietzsche Chorou

Filme extremamente instigante do psicoterapeuta e professor Irvin D.Yalon, que  que conta do encontro ficcional do Filoso Friedrich Nietzsche, uma das figuras mais polêmicas da historia da filosofia, que dentre outras teorias que choracaram a sociedade na época, decretou a morte de Deus; e um dos pais da psicanálise Josef Breuer, um dos mentores de Freud.
Uma amiga de Nietzsche, Clo Salomé, procura a ajuda de Breuer, para que use seu revolucionário método de tratamento “a cura pela fala” (como chamavam a psicologia na época), para ajudar Nietzsche que esta profundamente deprimido. Nesta intenção Breuer tenta tratar o gênio Nietzsche, onde os dois passam a travar verdadeiras batalhas mentais. Aí esta toda a graça do filme, duas mentes brilhantes disputando para ver quem esta certo. Breuer tentando tratar Nietsche e fazê-lo ser menos cético, e confessar suas fraquezas e Nietzsche tentando desmoronar o mundo de Breuer, fazendo-o questionar toda sua vida, suas convicções e até mesmo seu casamento. Óbvio que todo o drama e infortúnio na vidas dos dois gênios, são causados por mulheres, e isto torna o filme mais interessante ainda, mostrando que mesmo os homens mais sábios, e geniais, se tornam um bobos nas mãos das mulheres.
É um filme simples, sem jargões, que serve muito bem para nos introduzir no mundos destas duas ciências tão maravilhosas.

autor: FSantanna. 2012

Resenha do documentário: A verdadeira rede Globo- Muito Além do Cidadão Kane

Vale muito apena assistir o documentário  “Muito Além do Cidadão Kane”, disponivel no youtube, ele conta um pouco da verdadeira história das organizações Globo, e nos faz refletiras das reais intenções das pessoas que dominan a midia televisiva em nosso pais, e principalmente nos alerta a pensar sobre o motivo da programação da TV aberta no Brasil ser tão pobre, com novelas bestificantes, que retratam sempre uma visão classe média alta de nosso pais, muito afastada da realidade do povo brasileiro, dominada por atores brancos, mostrando uma vida leviana, busca desesperada pelo poder, onde vale tudo pelo dinheiro e sucesso, disseminando uma moral distorcida, e todo um manancial de futilidades, que é facilmente assimilada pelas massas, visando mover toda uma industria de consumo.
Um canal de televisão é uma empresa privada, e assim sendo tem um dono, que regula e determina tudo que nele é veiculado, toda noticia, imagem, filme e novela passada possui uma intenção, desde fomentar o consumo, manipular a opinião pública ou simplesmente bestializar a população, nos prendendo em uma programação sem conteudo, nos fazendo esquecer das mazelas de nosso pais. Se a televisão não provoca a alienação do povo brasileiro, pelo menos em quase nada ajuda a tornar nosso povo mais critico, consciente e participativo.
Não sou contra a Globo, pois acredito que todas as emissoras da TV aberta agem mais ou menos da mesma forma, a Record rezando a cartilha da igreja que a comprou, assim como a Band, que é dirigida com mão de ferro pela familia Saad, que já protagonizou diversas demissões sumárias e arbitrarias, inclusive no ar, exemplo não muito distante foi a demissão de Rafinha Bastos (sem fazer juizo de valor do caso, mas nenhum direito de resposta foi dado pela emissora a seu apresentador, que até então dispunha de um enorme espaço e prestigio dentro da emissora).

autor: FSantanna. 2012.

Bizarro, violento e pornográfico

Este é o Filme Laranja Macânica.
Afamado clássico dos anos 70 (filme britânico de 1971), do diretor Stanley Kubrick.
Extentrico e bizarro, além de ser extremamente controveso, repleto de cenas de violência e constantes insinuações sexuais e nudes abundamente.
O filme é narrado pelo protagonista Alex, interpretado brilantemente por Malcolm McDowell.
* Se existe algum motivo para ver o filme, é a atuação do protagonista, que é primorosa e fartamente sarcastica.
Alex é um jovem desajustado, lider de uma guangue, que sai a noite para cometer todo tipo de crime, o que ele chama de “a velha ultraviolência”. Espancamentos, roubos, estupros e todo tipo de crime sem-sentido.
Alex é esteriotipo de muitos dos jovens de hoje, sem interesse pela escola, sem laços afetivos com a familia, sem perpectivas de futuro, sem planos, rebelde e com tendências a violência gratuita.
No filme nada explica as atrocidades de Alex, ele apenas não liga para nada, e faz tudo que seu instinto animal manda, sem dar a minima para as vitimas.
Apos uma série de delitos sem sentido, como espancar um mendigo, assaltar a casa de um escritor e estuprar sua mulher, Alex é preso em um roubo mal-sucessido após ser traido por seus comparsas.
Ele é preso, e na cadeia dissimula um bom comportamento, até ser encaminhado a um novo tipo de tratamento, que promete a total recuperação, extinguindo os instintos violentos do jovem. Alex é medicado e submetido a seções de filmes com imagens violentas, o que lhe causa nauseas e fortes dores.
Alex é dito curado e solto, e toda vez que é exposto a violência passa a sentir-se mal. O que controla seus impetos destrutivos. Mas em liberdade reencontra as pessoas a quem fez mal, e sofre todo tipo de tortura.
Por fim após tentar se suicidar é internado, e como o programa de recuperação do governo esta sofrendo criticas, os politicos tem planos de usa-lo para mudar a opinião pública. A cena final é Alex todo quebrado em uma cama de hospital recebendo comida na boca de um politico, com promessas de receber um emprego e bom salário, se ajuda-los a melhor a imagem do governo. E no fim Alex ve imagens de sexo, e percebe que realmente estava curado, ou seja, havia recuperado seu instinto violento.
Em resumo é um filme vago, que não apresenta motivos para toda a violência e sexo que expõem. E por ser vago acredito que muitos o achem brilhante, pois deixa em aberto todo tipo de especulação (assim como o sorriso da Monalisa). Contém criticas vagas a politica e ao nazismo, mas falta uma real catarse ao protagonista. Laranja Mecanica foi e é um grande estimulo as tendências violentas da juventude vazia, sem proposito e antisocial que busca apenas a satisfação pessoal. Antes de gerar qualquer reflexão util o filme estimula o sexo e a violência desenfreados, talves ai seu grande sucesso, pois, em qualidade a enredo deixa muito a desejar, sendo até um filme bobo.

resenhista: FSantanna. 2012

Parafraseando Sêneca em seu livro Da Felecidade para os dias de hoje.

“Todos os homens, querem viver felizes, mas quanto mais procuram mais dela nos afastamos, e quanto maior a pressa, maior a distancia”; (hoje todos buscam a felicidade, que nos é vendida pela mídia, como sendo dinheiro, beleza e fama; e quantos não são os exemplos de pessoas que nesta busca desenfreada por esta falsa felicidade, caem nas drogas, depressão e outras tantas armadilhas, felicidade é paz de espirito e de consciência);
“Não devemos seguir como ovelhas o rebanho, indo assim não onde querem que vamos, e sim onde nossa consciência deseja ir”; (não seja apenas uma tiete, um seguidor cego da moda, pense, pondere, critique e desenvolva sua própria personalidade);
“Considerar como bons os exemplos numerosos, não é viver racionalmente mas sim por mera imitação”; (não faça, use ou seja algo, apenas por todos a sua volta fazê-lo “ a massa é burra”);
“Morremos seguindo o exemplo dos demais. A saída é nos separarmos da massa e ficarmos a salvo”;
“Busquemos o melhor, não o mais comum, aquilo que conceda uma felicidade eterna, não o vulgar, e o fugaz” (não jogue uma vida fora por uma noite de prazer);
“Busquemos as coisas boas, não na aparência, mas sólidas e duradouras, mais belas no seu interior” (não julgue as pessoas, coisas pela aparência (moda), veja além, tente entender a razão para aquelas pessoas serem daquele jeito);
“Sigamos o exemplo da natureza, a sabedoria esta em não nos afastarmos dela, e sim seguir seu exemplo”;
“Usar o dom da fortuna, sem sermos escravos dela”(dinheiro é bom quando nos realizamos fazendo algo e somos remunerados por isso, e não quando nos realizamos apenas em adquiri-lo);
“O bem supremo é uma alma que despreza as coisas fúteis e se satisfaz coma virtude”;
“ O verdadeiro prazer é o desprezo dos prazeres”;
“ O único bem é a dignidade e o único mal é a desonestidade” (nada paga uma consciência limpa);
“ No dia em que o homem dominar o prazer, ele também dominará a dor” (prazer= desejo, somos escravos de nossos desejos, quando desejarmos menos, viveremos mais felizes);
“ Ninguém pode ser feliz se não tiver a mente sadia, e, certamente, não a tem quem opta por aquilo que vai prejudicá-lo” (não existe felicidade no vicio);
“ O prazer esta ligado a vida mais infame”;
“ A virtude é algo de elevado, nobre, invencível e infatigável. O prazer é fraco, servil e efêmero, cuja sede e casa são bordéis e tabernas”;
“ As alegrias do corpo, são para nos como tropas auxiliares, devem servir e não comandar” (a mídia supervalorizou o prazer, hoje em dia o que vale é a beleza, a forma, a moda, não o conteúdo. Um corpo saudável serve apenas para por em prática os ditames de uma mente sadia, caso contrário é apenas um fantoche);
“ Se escravizar pelo prazer, é coisa de uma alma incapaz de algo maior”;
“ Os grandes prazeres acabam trazendo tragédias a quem só cultiva, deixando-nos dominados por eles”
“ Não exija de você, ser igual aos melhores, basta apenas melhor que o maus. Cortando a cada dia um pouco de seus vícios e aprendendo com seus erros”;
“Olharei a morte com o mesmo animo com que ouvi falar sobre ela; suportarei qualquer cansaço com espirito forte, também desprezarei as riquezas presentes e futuras, sem ficar mais triste ou mais orgulhoso se elas estão em torno de mim ou em outro local, observarei todas as terras como minhas fossem, e as minhas como se pertencessem a todos; viverei como alguém que sabe que nasceu para os outros e darei graças a natureza por isso”;
“Mesmo que apenas eu sabia o que estou fazendo, agirei como se todos estivessem me vendo”;
“ Ao comer e beber, o meu objetivo será apenas atender a uma necessidade natural e não encher o estomago vazio;
“Serei agradável para com os amigos, gentil e indulgente para com os inimigos”;
“Cederei antes que me solicitem, adiantando-me a todas as demandas honestas”;
“ Homem sábio tem um campo mais vasto para desenvolver seu espirito em meio a riqueza do que na pobreza, pois, na riqueza existe a oportunidade para temperança, a generosidade, o discernimento, a organização, a magnificência com total liberdade”;
“ Ninguém condenou o homem miséria. O homem poderá possuir grandes riquezas, desde que não sejam roubadas, manchadas com sangue dos outros, que sejam adquiridas sem prejuízo algum, sem negócio sujo. Sendo os gastos tão honestos quanto os ganhos”.
“ Terá a bolsa aberta, mas não furada, da qual muito sai, sem esbanjar demais”;
“Onde houver um ser humano, aí haverá possibilidade de se fazer o bem”;
“ As riquezas não são coisas boas em si mesmas. Se realmente o fossem, elas nos tornariam bons” (ninguém se torna bom por torna-se rico, no mais das vezes acontece justamente o contrário);
“Na pobreza se faz uso de virtudes aptas à luta; na riqueza, daquelas mais cuidadosas, que controlam os movimentos e mantém o equilíbrio”;
“As riquezas servem ao sábio, enquanto comandam o louco” (vivemos em tempos loucos, onde a ganância comanda os seres humanos, onde tudo se vende e tudo se faz por dinheiro, o que importa é o que se tem, e não o que se é. Traficantes, prostitutas e todo tipo de bandidos se tornam doutores, com seu dinheiro sujo, ninguém se perguntando da procedência do mesmo);
“ Não submetei os atos de sua vida a opinião alheia” (viva por si e para os seus e não para a opinião dos outros);
“ Ninguém conhece melhor a dureza das pedras do que o escultor”;
FSantana: Não tenho a menor intenção dizer o que é certo ou errado a ninguém, quis apenas homenagear a figura fantástica de Sêneca, e ao escrever isto não quis imputar defeitos aos outros, e sim me dar conta dos meus, refletir e buscar corrigi-los.

autor:FSantanna.2012

Urinoterapia


Aristeu 50 anos, pai de familia, funcionário público, nem magro nem gordo. Sempre pontual, por vezes cordial. Mediano no total. Descobriu que tinha cancer, procurou todos os tratamentos possiveis. Fez quimio, rádio, eletro, elétrico e sintético. Tomou todo tipo de chá, unguento e medicamento, até não aguento mais. E nada tamponou seu sofrimento. Até que um dia ouviu falar da tal Urinoterapia. Um processo nojento, tomar sua prórpia urina. Mas quando o desespero aperta a razão vacila. O gosto não era nada, pior era o cheiro queimando suas narinas. E assim os magnificos Xamãs da terapia do mijo lhe convenceram dos poderes milagrosos do xixi. Resolvemos seu problema em 3 dias. No primeiro Aristeu se sentiu melhor, no segundo confiante; no terceiro foi encontrado morto com um copo cheio de urina ao lado da cama.

autor: FSantanna. 2012

Ser Pai


Ser pai, realmente é infinitamente mais fácil que ser mãe. Na gestação a participação do pai, é de uns 10 minutos (num dia inspirado), na hora do coito, e sai ele com um sorriso no rosto que dura 1 hora no máximo. A mãe por sua vez, tem que carregar aquele barrigão enorme por nove meses, sem falar das dores do parto! A mãe é aquele ser repleto de amor e carinho, que se preocupa com o filho. E o pai? Bem ... O pai é aquele cara chato, repressor, que só reclama, e acha que nunca nada que tu faça é bom o suficiente.
Esses dias ouvi no rádio o Neto Fagundes (famosos cantor Gauchesco) contando que levou seu pai ao cinema, para ver sua participação no filme da Xuxa. A cena que o Neto apareceu, ele estava bem lá no fundo, cantando em um festival, e mal aparecia. Seu pai olhou pra ele e disse:
- Era isso, tua participação? (como quem diz: que bosta!).
Poh! O cara é pai do Neto Fagundes, um ícone da pop arte gaúcha. Imagina você sendo o Neto Fagundes, cheio de grana, fazendo vários shows, por aí, um artista renomado, e teu pai te olha como se fosse um bosta. Pra mim isso resume o que é ser pai, mais ou menos.
Como diz um amigo meu: - Fazer filho é a coisa mais fácil do mundo. É tão fácil que tu faz até deitado.
Qualquer podre, é capaz de por filho nesse mundo, e ai é a lei da compensação, quanto mais inútil e imprestável a pessoa é, mais filhos faz, que serão a imagem e semelhança do pai. Por isso o mundo tá do jeito que tá. Muitos sem pai, e outros tantos, filhos da puta.
Mas voltando a vaca fria, tinha um amigo que era um grande vadio, na expressão literal da palavra, só queria saber de fumar maconha, passava nos vestibulares, cursava um mês de faculdade e largava o curso. Seu pai, José, vivia indo lá em casa se queixar, pois, o Leo, não quer nada com nada, só que saber de tatuagem, e ficar se drogando.
E assim foi a vida do Leo um bom tempo, uma vida inútil e sem sentido, com muitas brigas com seu José. Saia de casa, e depois voltava, até que um dia arranjou emprego, e por incrível que pareça o cara que nunca tinha acordado antes das 10 horas da manhã na vida, estava acordando as seis, trabalhando de carteira assinada, e quando vimos, o Leo tinha virado um cara sério, esforçado, e já estava de gerente comercial de uma empresa de medicamentos, ual! Quem diria, o “Leoconha”, tinha virado um cara sério. Daí vejo seu José na rua esses dias, e pergunto. E ai seu José, tudo bem? Achando que o velho estaria feliz da vida, pelo filho finalmente ter virado um cara de fundamento. E o velho me diz:
- Mais ou menos. Tenho me preocupado muito com o Leo, ele só pensa em trabalhar, nem nos vemos mais, comprou uma moto, deu entrada num ap. e agora ta comprando um carro, isso não é vida, ele virou um capitalista, só pensa em dinheiro (falando dum jeito, como se isso fosse pior que ser maconheiro).
O que dizer pro seu José? Deixa ele, afinal ele é pai, ta no direito.

autor :FSantanna. 2008

Meu Mundo


Meu mundo ruiu
A grana acabou
Você me traiu
A vida minguou
Saí e ninguém me viu
O que me restou?
O cio


autor:FSantanna.2005

Proctologista


Semana passada estava eu a jogar meu rico futebolzinho de quinta-feira, quando POW!!!! Acertam-me uma bolada nas bolas, ui! Caralho! Na verdade não foi no dito e sim nos ovos. Só quem já foi vilmente atingido por uma bola de futsal nos ovos sabe a que me refiro, aquela dor brutal. E acertou em cheio. Cai ao solo de dor, mas continuei jogando, no dia seguinte ainda sentia um certo desconforto e dor, e depois de dar uma “namorada” no final de semana, na segunda as dores se avolumaram, cara doía mesmo, para sentar, andar, pobre do meu ovinho esquero... Até fiquei preocupado, pois, notei que abaixo da bola esquerda estava inchado e rijo, algo nunca dantes visto. Aí já me encuquei, sabe como é... Qualquer lesão próxima aos testículos é aterrorizante para nós homens.
Lembro que um amigo me contou certa vez de seu tio que foi castrado, o cara devia ter seus 35 anos, e teve câncer de testículo, poutz! Não perguntei qual a causa, mas foda né! Tão novo e capado. E teve um véinho, vizinho meu, que foi pegar goiaba em cima do muro de casa, e caiu de pernas abertas em cima do portão, vixi! Deve ter doido muito mesmo! Resultado, “rancaram” as duas “Bolinha” do pobre... Até hoje chamam ele de véio do saco (sem saco na verdade).
Então que fazer? Marquei urologista, para ver se estava tudo bem, não queria ser eu a me tornar o novo eunuco da cidade. Realmente não parei para pensar o que seria a consulta, e lá me fui. No consultório tudo bem na sala de espera, uns veinhos acompanhados pelos filhos, e a recepcionista toda motivadora, dizendo: - Vamos o senhor consegue, força. Hehe. Que baita ajuda. Imagino o marido dela broxando e ela dizendo: - Força! Você consegue!
Eu lá sentado e a demora é muita até me atenderem, mas tudo bem, até que a recepcionista motivadora me chama a adentrar na sala do médico. Ele me olha e diz:
- E aí! Que aconteceu? Um guri tão novo como tu...
Tipo... Torcendo para eu dizer que era broxa. Canalha!
Aí contei meu causo, ele levantou uma sobrancelha e disse:
- Tude bem... Deita na cama, tira tudo e relaxa, fica bem calmo.
Tipo com medo que eu ficasse de pau duro “dicerto”. Até parece... Fiz o que me pediu tranquilão, não tenho problemas com isso, se é pra tirar “tiremo” como diz o bagual.
Véi......... Nem acreditei no que o loco fez. Eu lá deitado, e ele sem luva sem nada, passou a apertar meus ovos! Quem estuda tanto pra se apertador de saco meu? Que profissão bizarra!!!!!!!!! Realmente não tinha me dado conta que isso que um urologista fazia. Credo!! Não consegui pensar muito na hora, pois a dor que sentia com o doutor a me esmagar as bolas era de ver estrelinhas, chegava a escorrer uma lagrima do olho direito, sabe... Sistema nervoso cruzado, bola esquerda, olho direito, essas coisas. Minha pobre bolinha, judiada, inchada, e o maluco a me apertar e pergunta ainda o infeliz:
- Ta doendo!
E eu com a voz fina já:
- Dói doutor... Muito!
Velho... Que dor, até hoje não passou, hehe.
Ele disse que estava tudo normal, me indicou um remédio e me apertou a mão. Será que ele lavou essa mão? Imagino os sonhos desse cara depois de um dia de trabalho. Sonhar com sacos peludos, sacos murchos, saco grande, saco pequeno. A vida dele deve ser um saco literalmente. Eu que não queria isso pra mim, mas nem pagando muitoooo bem. Como deve pagar.
Aí vim pra casa pensando. Vixi! Cada coisa que as pessoas fazem nessa vida. E pior tem mulher urologista, pensa só. Tu ser casado com uma mulher que passa o dia apertando saco e pinto de barbado. Cruzes!! Acho estranhaço isso, que nem ginecologista homem, só tarado faz isso, não pode se certo, gente normal não escolhe esse tipo de profissão, não mesmo, normal é contador, administrador, advogado e engenheiro. Urologista = Sacologista. Ginecologista = Xexecologista. E tem um pior, o tal do Procto, pervertido é ele, passa o dia com o dedo onde não deve.
Pensa só no colégio a professora pergunta:
- Pedrinho que teu pai faz?
- Ele constrói prédio “fessora”.
- A bom... Ele é engenheiro.
- Joãozinho que teu pai faz?
- Ele passa o dia apertando as bolas dos outros.
Urologista.

Imagina... Quem sonha em ser isso? Tipo... Um quer ser astronauta, e outro apertar as bolas dos amiguinhos, e o tal do procto... Será que é algum tipo de vingança tipo... “Ah! Minha mãe não deixava por o dedo no nariz quando era criança, agora vou por o dedo em lugar bem pior”. E eu que achava que ser lixeiro era insalubre...

autor:FSantanna.2008

Pão e circo


Bem no fundo, bem no fundo do que se entende por real, não passamos de palhaços, bem no fundo só palhaços.
Brincando no picadeiro de um circo pobre chamado vida.

autor:FSantanna. 2002


Menino Triste

Sou apenas um menino triste sentado na calçada
Com o estranho habito de amar quem não me ama
De querer quem não me quer
Sou apenas um menino triste
Com as mãos marcadas, as costas surradas e com um coração cortado no  peito
Sou apenas um menino triste
Com a insistente obsessão de te querer
O incansável desejo de você
Sou apenas um menino triste
Com lágrimas no rosto, num pranto silencioso, chorando sei lá por que
Sou apenas um menino triste
Com o grande azar de ser sempre magoado sem merecer
Sou apenas um menino triste
Com um imenso medo de crescer.


autor:FSantanna. 2006

A Graça da Felicidade


A felicidade é engraçada, toda vez que alcançamos seus ombros, alguém vem e corta nossas pernas.

autor: FSantanna. 2007

Vida Curta, Morte certa

A vida é curta e a morte é certa
O mundo vai acabar quando você morrer.
A vida é curta e a morte é certa, e o que você esta fazendo?
A cada segundo que passa estamos envelhecendo, e a vida escorre entre nossos dedos.
Cada dia é um passo a mais para o abismo desconhecido, do qual ninguém nunca voltou para nos contar como é.
Você tem medo de morrer?
Pois deveria ter muito mais medo é de não viver.
Preconceitos, medos, angustias e preguiça, esta ai o câncer do homem.
Qual será seu legado?
Tantas perguntas, e o tempo passando, você trabalhando, ralando, dormindo.
Cada noite de sono, cada hora perdida em frente à TV, cada convite recusado, cada incerteza, será que valeu a pena?
Pense...
Estamos todos morrendo, isto é certo, a escolha é: o que você vai pensar quando sua hora chegar?
Valeu a pena, ou fui mais um medroso, fraco, hipócrita, que apenas seguiu as regras.
Você pode ser diferente, fazer diferença ou não, a escolha é sua, morrer não tem escolha, mas viver sim.


autor:FSantanna.2011

Flato

Quando o peido viro peso, eis que surpresa do andarilho quando o flato despretencioso vira peso no fundilho, e agora o q fazer?Quando a situação escorre a perna ,só da pra sair correndo e esbravejar q merda!!!!!!!!!!!!

autor:FSantanna.1999.

Uma visão espiritualista sobre o “Ser e Existir” de Heidegger

Incrível como certas leituras ampliam a percepção sobre nosso mundo, e assim o vamos percebendo. Os pensamentos estão ali flutuando, como em uma nuvem, soltos no ar, até que aquele pensamento tão sem graça e já velho conhecido muda de nome, muda de forma, é o mesmo, mas agora o vemos diferente, e então o capturamos, entendemos, e portas são abertas, e delas novas idéias se libertam.
Assim foi ler o texto morte em Heidegger da autora Carollyne Sabioni. Quando li que “nem tudo o que existe é”. Esta frase me colocou diante de um paradigma totalmente novo, pois, para mim tudo que existia era alguma coisa, mas ser alguma coisa, é existir? Segundo Heidegger, nosso mundo está repleto de coisas meramente lançadas e seres existentes. Qual dentre todas as coisas no mundo que realmente existe? O único que existe é aquele capaz de compreender que de fato ele existe, ou seja, o homem é o único que possui compreensão de seu ser (Ok, então a principio o Homem é a única coisa que existe?). Ainda no homem, temos aquele que se encaixa unicamente como “ente” e aquele que se encaixa como “ser-aí”.
O homem enquanto ente possui uma existência inautêntica, pois existe imediatamente em um mundo, mas sua existência se torna, de grosso modo, algo sem sentido. Ele sobrevive dia após dia, como qualquer outro animal, buscando suprir suas necessidades naturais e artificiais.
Agora deixo, imperceptivelmente de ser eu e passo a ser o nós e/ou a gente. Passamos a ser doutrinados e adestrados pela sociedade, sem face, que dita as regras, determina quem serei e o que farei.
Como poderei desembaçar o espelho da minha vida e voltar a ver o meu rosto? O meu ser? Para tudo há se um jeito. Como anteriormente foi dito, o homem é uma junção de mundo e ser... é através do mundo que nosso ser será contemplado.
Então como poderei existir no mundo?
Entendo que aqui existir é fazer a diferença, ou seja, em síntese parar e pensar se eu morrer hoje, farei falta para alguém ou serei apenas uma estatística?
Dinheiro, poder, e todo esse consumismo dos dias de hoje, me levam para qual caminho?
Penso logo existo- é um bom começo, mas pensamento sem ação de pouco vale.
Grandes obras de concreto, e nomes em placas, mostram quem você foi, mas as verdadeiras obras que marcam nossa existência são as feitas no coração do próximo. Tão fácil, e tão simples, e eu que não tinha pensado nisso antes.
Ama ao próximo como a ti mesmo, cativar as pessoas, tratar bem, assim você vai existir, e não será esquecido. Como Cristo, Buda e outros tantos fizeram.
A evolução não da saltos, a milhares de anos o cosmos se expande em pequenos passos ao infinito, e assim também podemos nos melhor, passo a passo, pouco a pouco, no caminho do bem.

Resenhista: FSantanna.2012

Mar de Lama


Li certa vez que os bons exemplo são gotas d’água em um oceano de lama que nos envolve. Não sei se é uma visão pessimista ou real. Ao invés de pensar nisso prefiro contemplar o mar. Que em toda sua imensidão, nada mais é que um amontoado de pequenas gotas d’água, e acreditar que com o tempo toda lama vai evaporar, e as boas gotas irão formar um mar mais azul

Minha Linda Santa Maria

Uma fumaça negra, tomou conta de nosso peito, difícil de dissipar
Os sorrisos e conversas alegres, foram trocados por sussurros e lamentos
Desde aquela madrugada o choro não cessa, alcançando os quatro cantos da cidade
Mais de duzentas vidas inocentes ceifadas de modo banal
A culpa será apurada
A justiça será feita
Mesmo assim a sensação de impotência nos castiga os ossos
Hoje todo Santa-mariense, caminha com o passo pesado, com esse enorme carma sobre os ombros
Um sentimento de perda, de sei lá o que
Talvez por sabermos lá no fundo de nossa parte de culpa
Culpa dos irresponsáveis, dos omissos, dos incompetentes
Quantas tragédias teremos de passar, para nos tornarmos um povo sério?
A farra acabou, a balada já não tem graça
Que agora minha linda Santa Maria, esse coração amado de nosso quinhão gaúcho, sirva de lição
Todos nós somos um pouco responsáveis, queiramos ou não
Que paremos de brincar de fiscalizar, e de cumprir regras
É o finge que cobra, e o finge que obedece
Que paremos de fingir, e de contar cadáveres
Para que um dia aquele sorriso juvenil, volte a estampar nossa terra amada


autor:FSantanna.2013

Lance de Balada


Os colegas que me deram o primeiro trago
Só pra chegar nas meninas
Uma montanha russa sem fim, altos e baixos
Do flerte à obsessão, uma tórrida paixão
Coloria meu mundo
Sedutora, instigante e divertida
Daí a cada problema, seus lábios era a saída
Com ela era mais eu, na falta era um lixo
E já não era dono de mim, era o que ela me tornou
Não ria, não sentia, apenas a desejava, o dia inteiro e a toda hora
Sem perceber que a bela que tanto amava, era a bebida que me matava
A farra acabou, e tive que pagar a conta
A família e amigos me largaram, e o único que não me deixou foi o vício
Lembrando das risas, caras e caretas, não entendia como tudo aconteceu
Eu era tão esperto, e acabei vendo que o palhaço fui eu


autor: FSantanna.2013